terça-feira, 15 de outubro de 2013

SANDRO PIMENTAL AFIRMA QUE VEREADORES VÃO LUTAR PELA DERRUBADA DO VETO



O projeto que garante gratuidade no transporte público aos estudantes de Natal, o Passe Livre voltou a ser tema de discussão na sociedade. Após aprovação em segunda votação na Câmara Municipal de Natal no último dia 8 de outubro, o projeto seguiu para apreciação do prefeito Carlos Eduardo (PDT) que na tarde da segunda-feira (14) assinou o veto ao projeto.
Para comentar sobre o veto do prefeito e a resposta na Câmara, o jornalista Diógenes Dantas entrevistou nesta terça-feira (15) o vereador Sandro Pimentel (Psol) no programa RN Acontece da Band. "O veto ao projeto não foi surpresa já que o prefeito havia anunciado na imprensa que vetaria. Ele [Carlos Eduardo] parece que desconhece a necessidade dos estudantes pobres de Natal que escolhem o dia para ir às aulas porque não tem dinheiro para o transporte", comentou.
O vereador Sandro Pimentel - coautor do projeto junto com Marcos Antônio (Psol) e Amanda Gurgel (PSTU) - disse que o argumento usado pelo prefeito da inconstitucionalidade "não existe" e que a questão dos recursos poderia ser avaliada. "De inconstitucional o Passe Livre não tem nada", pontou.
Sandro argumentou ainda que o prefeito deveria "pelo menos" anunciar uma alternativa ou repensar sobre os recursos, priorizando o serviço público ao invés dos investimentos em propaganda e publicidade. "Se ele [Carlos Eduardo] apresenta alguma alternativa, qualquer que seja, poderíamos sentar a mesa e discutir [..], mas isso não aconteceu", argumentou.
De volta à Câmara, o projeto Passe Livre segue para apreciação dos vereadores que podem derrubar o veto do prefeito. "Estamos fazendo um levantamento e chegamos ao número de 11 vereadores que votam pela derrubada e precisamos de 15 votos. Eu conversei com o líder do prefeito que disse que na conta dele também tem 11 votos, então vamos ver para onde a balança vai pender", justificou.
Durante a entrevista, Sandro Pimentel comentou ainda que o projeto Passe Livre é uma realidade em 14 cidades do Brasil, incluindo Goiânia e está sendo estudado em João Pessoa.
Sobre o investimento anual de R$ 34 milhões - para custeio do Passe Livre - o vereador disse. "Se o prefeito abrir mão do investimento em publicidade de R$ 17 milhões, já seria pago a metade".
O acampamento feito pelos estudantes em frente à Prefeitura também foi alvo de comentários. "Os estudantes devem mesmo pressionar o Executivo. É assim que as coisas mudaram no mundo e no Brasil em relação ao direito à férias, licença maternidade. A manifestação faz parte da oxigenação do processo da democracia. Se Natal se mobilizar, vamos conseguir”, afirmou Sandro Pimentel.

Nenhum comentário:

Postar um comentário