sexta-feira, 11 de outubro de 2013

PREFEITURA VAI ESCLARECER PROJETOS

Mobilização na av. Prudente de Morais na tarde de ontem reuniu perto de 60 pessoas que atuam nas áreas próximas à Arena

Representantes da Prefeitura do Natal irão se reunir hoje com os  representantes da Associação dos Lojistas, Empresários e Profissionais Liberais que atuam no entorno do Estádio Arena das Dunas (Aleead.). A reunião está marcada para às 14h30 na sede da Secretaria Municipal de Planejamento, Fazenda e Tecnologia da Informação (Sempla). O objetivo do encontro é esclarecer aos empresários as questões relacionadas às obras de mobilidade, e intervenções no trânsito, a serem executadas no entorno do novo estádio. Vão comandar a reunião, técnicos da Semob, Semopi e Seplan.

Para os membros da Aleead a reunião não basta. Eles querem um replanejamento da execução das obras de mobilidade no local. Transtornados pela falta de diálogo por parte do poder público, até então, membros da Aleead se reuniram na tarde de ontem em protesto contra a maneira que está sendo conduzida as obras. Eles reclamam que não houve nenhum diálogo para explicação sobre as obras no local, souberam das intervenções apenas pelos veículos de comunicação, e pedem um replanejamento das obras.

“Esperamos que a partir de agora haja um diálogo conosco.  Até agora a obra não veio de maneira democrática Só tivemos informações através da imprensa. Queremos discutir com a prefeitura o projeto como um todo”, declara Júlio César Oliveira, presidente da Aleead. “Hoje tratam das obras como uma solução emergencial, atropelando planejamentos, sem saber o efeito que vai causar no local”, alega.

De acordo com o presidente, nas localidades que vão ocorrer as intervenções somam-se em torno de 150 a 200 lojas, destes    cerca de 20 estão associados. No total, as lojas agrupam 2 mil empregos e cerca de 3 mil estudantes. Para o presidente, a tendencia é de haver demissões e fechamento de lojas ocasionados pela diminuição do fluxo de clientes no local devido as intervenções no trânsito, durante as obras.

Também há discordância sobre a concepção do projeto. Ele acredita que os viadutos criarão corredores limitando o acesso dos motoristas e transeuntes às lojas. “A herança, o legado, não é positivo. A obra vai criar corredores dificultando o acesso. Viaduto não é a grande solução. As pessoas ainda não se deram conta disso, mas vão sentir quando doer no bolso”, afirma. A medida sugestionada é de construir apenas os túneis e replanejar o projeto dos viadutos.

O replanejamento das obras não será possível, já adianta o secretario adjunto da Seplan, Alexandre Duarte, pois já foi dedicado um tempo para definir uma maneira que permitisse o acesso livre as lojas e moradias na localidade. “A obra compreende uma faixa que está sendo conduzida para dar acesso. O direito do acesso está garantido”, explica. A reunião de hoje será objetiva na questão de elucidar as definições do projeto. “Fomos notificados pela Semob para dar os esclarecimentos e nos reuniremos com técnicos das secretarias para apresentarmos o projeto”, relata.

Memória

Os serviços no entorno do estádio vão interromper setes vias da região, como a Lima e Silva, entre a Salgado Filho e Prudente de Morais; a Avenida Romualdo Galvão, no sentido Centro-Zona Sul, entre a Lima e Silva e a Miguel Castro; a Capitão Mor Gouveia, da Rua São José à Prudente; Rua Raimundo Chaves entre BR-101 e Prudente; e a Prudente no sentido Zona Sul-Centro, da Avenida Miguel Castro à Rua Raimundo Chaves. A Prudente de Morais,  deve funcionar com duas faixas entre a Miguel Castro e a Raimundo Chaves, no sentido Centro-Zona Sul. Cem ônibus que respondem por 16 linhas terão seus percursos alterados, além da transferência de três paradas da Prudente de Morais para a São José.

Nenhum comentário:

Postar um comentário