quinta-feira, 17 de outubro de 2013

SAMU: MP EXIGE MEDIDAS PARA LIBERAR MACAS

Na tarde de ontem, média de permanência das ambulâncias no HWG foi de 30 minutos

O promotor Carlos Henrique Rodrigues da Silva recomendou ao secretário estadual de Saúde, Luiz Roberto Fonseca, e ao secretário municipal de Saúde de Natal, Cipriano Maia, que tomem medidas imediatas a fim de coibir a retenção de macas do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) nas unidades da Grande Natal. Na recomendação publicada no Diário Oficial do Estado de ontem, o promotor exige a liberação das macas represadas com garantia de atendimento adequado e a adoção de providências para evitar que a situação se repita.

O promotor requisitou aos secretários que repassem, em até cinco dias, a contar de ontem, informações quanto às medidas adotadas para o atendimento à recomendação. O MPRN registrou ainda que “a não observância desta recomendação implicará na adoção das medidas administrativas e judiciais cabíveis”.

Ontem, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) publicou no Diário Oficial do Município (DOM) a nomeação de uma nova coordenadora-geral para o Samu Natal, Renata Moreira Campos. Também foram nomeados Raniere Dantas da Costa, que passa a responder pela função de coordenador de enfermagem, e José Cládio Miranda de Macêdo, que assume a função de coordenador administrativo.

De acordo com Renata Moreira Campos, a nova coordenação trabalhou durante ontem na elaboração de um diagnóstico da situação atual do Samu Natal para poder traçar metas a curto, médio e longo prazo, conforme as prioridades do serviço.

“Ainda estamos escutando as equipes, fazendo levantamento de tudo, desde as condições de trabalho aos equipamentos. Só a partir de amanhã [hoje] vamos poder dizer que providências vamos tomar”, informou Renata Moreira Campos. Uma reunião está marcada para a manhã de hoje para definir as metas e as providências que serão adotadas pelo Samu Natal.

Ambulâncias

Durante a tarde de ontem, a média de permanência das ambulâncias que chegaram ao Hospital Walfredo Gurgel era de aproximadamente 30 minutos. Inclusive, durante a permanência no local, a reportagem viu que uma maca do Samu Natal estava liberada e aguardava que uma equipe buscasse o equipamento. Desde a terça-feira, apenas metade das ambulâncias do Samu Natal estavam disponíveis para atendimento de ocorrências devido à greve dos servidores municipais da saúde. Três ambulâncias de atendimento básico e outras três de suporte avançado de UTI estavam a postos.

Em entrevista concedida na terça-feira à TRIBUNA DO NORTE Jailson Vale, que esta data coordenava o serviço médico do Samu Natal, 77,7% da frota precisa ser trocada. Atualmente, se não estivesse em greve, o Samu Natal contaria com 12 ambulâncias em operação, sendo nove de suporte básico e três de avançado. Além disso, há mais seis ambulâncias de reserva, uma delas passando por manutenção.

Segundo Renata Campos, o secretário municipal de Saúde, Cipriano Maia, foi ontem a Brasília buscando viabilizar novas ambulâncias para a troca da frota. A coordenadora-geral do Samu Natal não soube informar quantas ambulâncias serão viabilizadas nem quando isso será concretizado.

Renata Campos também não soube informar qual foi o tempo médio de resposta às ocorrências do Samu Natal ontem. “Quando cheguei hoje pela manhã, estávamos com todas as macas disponíveis, mas não sei se a situação continua a mesma, já que quase dez horas se passaram”, disse. 

*Tribuna do Norte

Nenhum comentário:

Postar um comentário