segunda-feira, 14 de outubro de 2013

DILMA LIDERA PESQUISA EM NOVO SENÁRIO ELEITORAL

Candidata à reeleição, Dilma Rousseff lidera com folga no Nordeste e nas cidades do interior

São Paulo (AE) - A presidenta Dilma Rousseff (PT) seria reeleita no primeiro turno se disputasse a eleição presidencial contra o senador Aécio Neves (PSDB) e o governador pernambucano Eduardo Campos (PSB), segundo pesquisa do instituto Datafolha realizada sexta-feira e publicada na edição de ontem. Dilma teria 42% das intenções de voto, enquanto Aécio ficaria com 21% e Campos 15%. Votos em branco, nulo ou nenhum totalizam 16%. Outros 7% ainda não decidiram em que vão votar. Para vencer no primeiro turno, o candidato precisa somar mais de 50% dos votos válidos, o que exclui os votos branco e nulos.
pesquisa é a primeira após a união da ex-senadora Marina Silva com Eduardo Campos. Foram feitas 2.517 entrevistas em 154 municípios, e a margem de erro é de dois pontos para mais ou para menos. O Datafolha apresenta quatro cenários para a eleição presidencial de 2014, alternando os nomes de Campos e Marina, pelo PSB, e os de Aécio e do ex-governador José Serra, pelo PSDB. De acordo com a pesquisa, nas outras três combinações, Dilma não teria índice suficiente para garantir a reeleição no primeiro turno.

A disputa que seria mais acirrada é a que inclui Marina e Serra como adversários da presidenta, candidata à reeleição. Nesse cenário, Dilma soma 37% dos votos, Marina, 28%, Serra, 20%, brancos, nulos e nenhum, 10%, e não sabem, 5%. Contra Serra e Campos, Dilma teria 40%, o tucano, 25%, o socialista, 15%, brancos, nulos e nenhum, 15%, e não sabem, 6%. No confronto envolvendo Marina e Aécio, a presidente teria 39%, a ex-senadora, 29%, o senador, 17%, brancos, nulos e nenhum, 10%, e não sabem, 5%.
  Aécio Neves herdou um terço dos votos que eram de Marina
 Ainda de acordo com o Datafolha, Dilma venceria todas as simulações de segundo turno. A vitória mais apertada seria contra Marina: 47% a 41%. No enfrentamento com Aécio Neves, a petista ganharia por 54% a 31%. Contra Serra, a presidente seria reeleita por 51% a 33%.

O maior índice de rejeição é ao nome de José Serra: 36% não votariam no ex-governador paulista. Dilma tem rejeição de 27%, Campos, 25%, Aécio, 24% e Marina, 17%.

A pesquisa sugere que o espólio de votos da ex-senadora Marina Silva foi dividido pelos três principais candidatos. Dos que votariam nela, 7% manifestaram apoio a Dilma, 8% estão dispostos a votar em Aécio Neves e 7% foram para o candidato do PSB, partido ao qual Marina se filiou após ter o pedido de registro da Rede Sustentabilidade negado pela Justiça Eleitoral por não ter alcançado o número mínimo de assinaturas conforme previsto em lei.   Com Marina candidata, PSB teria chance de ir ao segundo turno
O Datafolha fez uma simulação para saber a força do vice na chapa. Num confronto direto entre Dilma-Temer e Eduardo Campo-Marina, o placar seria um empate técnico. 44% para a chapa governista e 42% para o governador pernambucano. Por grandes regiões, o placar, levando em conta respostas estimuladas, seria o seguinte: Sudeste: Dilma 40%, Eduardo 44%; Sul: 43% a 38%, Centro Oeste 41% a 46%. No Nordeste, a região com o segundo maior número de eleitores Dilma lidera com folga. Neste cenário, a petista teria 51% das intenções de votos, ante 37% do concorrente, que é governador de Pernambuco. Levando em conta as cidades do interior, o placar é favorável à reeleição da presidenta: 47% a 40%.

VOZ DAS RUAS
Pesquisa Datafolha para presidente da República


INTENÇÃO DE VOTO

Estimulada

Dilma     42%
Aécio    21%
Campos    15%
B/Nulos    16%
Não sabe    7%

Espontânea
Dilma    17%
Lula    6%
Aécio    4%
Marina    4%
Serra    2%
Campos    2%

2º TURNO
Dilma     47%
Marina     41%

Dilma     54%
Aécio    31%

Dilma - 54%
Campos - 28%

Dilma - 51%
Serra  - 33%

REJEIÇÃO
Serra    36%
Dilma    27%
Campos    25%
Aécio    24%
Marina    17%
Nenhum    10%
Todos    3%
Não sabe    6%

Renda
Até 2 salários mínimos

Dilma - 50%
Aécio - 15%
Campos - 15%

Nenhum comentário:

Postar um comentário