sábado, 28 de abril de 2012

PROJETO "RUA VERDE" TRARÁ MELHORIAS PARA O BAIRRO DE MÃE LUIZA

A comunidade do bairro de Mãe Luiza pode conhecer o Projeto “Rua Verde” da Prefeitura do Natal, que tem como objetivo criar um espaço de convivência diferenciado para a população, por meio de intervenções no espaço urbano. O projeto foi apresentado na noite desta quinta-feira (26) pela secretaria de Meio Ambiente e Urbanismo (Semurb), na Escola Estadual Dinarte Mariz.
A ideia partiu da própria comunidade e a Prefeita Micarla de Sousa incumbiu a tarefa aos técnicos da Semurb para a criação de um projeto, que contemplasse a vontade dos moradores. De acordo com o secretário adjunto da Semurb, Carlos da Hora, que esteve presente no evento “Não é só um dever da Prefeitura, mas um prazer em participar dessa ideia, e dotar o bairro de Mãe Luiza de uma melhor infraestrutura”, diz.
O Projeto “Rua Verde” foi desenvolvido pela equipe do Departamento de Planejamento, Projetos e Patrimônio da Semurb (DPPP), e segue o estilo de Alamedas. Estão previstas várias intervenções no local escolhido, nos quesitos de mobilidade e acessibilidade, sombreamento e floração, ecológico, cultural entre outros.
A arquiteta e também diretora do DPPP, Ana Karla Galvão, foi a responsável pela apresentação. Segundo ela, o local fica entre as avenidas Joao XXIII e Rua João XXIII, nas proximidades da Igreja Católica. “A intervenção que será feita abrange uma área total de 2.017,29 m² e vai contemplar o bairro com a instalação de mini largos, estacionamento, coleta seletiva e a criação da ‘Calçada Verde’, com o plantio de árvores nativas nos dois lados da via criando um túnel de sombra”, revela.
Ainda segundo a arquiteta, entre as vias existe uma área de eventos e um playground, que vão ser recuperados. “Serão instalados equipamentos novos para o playground feitos com madeira de reflorestamento, e o local de eventos receberá um palco. Além disso, instalaremos uma academia de flexão”, acrescenta.
Com a implantação do “Rua Verde” Mãe Luiza terá um espaço de convivência diferenciado, que vai além de uma praça comum. De acordo com Ana Karla, “o local será totalmente urbanizado e arborizado, com a colocação do piso tátil nas calçadas, rampas de acessibilidade, sinalização visual e faixas elevadas para passagem de pedestres, iluminação com luzes de LED, equipamentos de jogos de tabuleiros, mesas e bancos em formato de trevo e decoração artística nos muros”, finaliza.
Também estão previstas intervenções na área onde funciona a feira livre do bairro com a substituição do piso em paralelo, por um piso intertravado com marcação de cores, que possibilita a melhor absorção da água. Bem como, com a parceria da secretaria de Serviços Urbanos (Semsur) será feita a padronização da feira, processo já iniciado pela Prefeitura e que vai melhorar as 22 feiras livres da cidade.
Para o Chefe do Setor de Feiras da Semsur, Ailton de Paula, o projeto “Rua Verde” contribui com a padronização da feira do bairro, pois reordena o espaço. Dentro dessa perspectiva o projeto será incrementado com o trabalho já desenvolvido pela Semsur. “Vamos já a partir do próximo mês iniciar o levantamento quantitativo dos feirantes e realizar a atualização cadastral para poder instalar as bancas novas, que serão de aço inox para peixes e carnes e de aço galvanizado para hortaliças e frutas”, explica De Paula.

Nenhum comentário:

Postar um comentário