quinta-feira, 7 de junho de 2012

VEÍCULOS, LIXO E ESGOTO INVADEM A 9ª DELEGACIA DA ZONA NORTE

O esgoto transbordando e o excesso de lixo e veículos apreendidos no prédio da 9ª delegacia de Polícia, no Panatis, zona Norte de Natal, estão sendo objetos de investigação pelo promotor de Meio Ambiente, João Batista Machado Barbosa. No local, além de abrigar uma unidade policial, também funciona um Centro de Detenção Provisória. No pátio da DP, vários veículos apreendidos estão em péssimo estado de conservação.

A Polícia informa que está buscando uma forma de retirar os carros para o depósito judicial. A Coordenadoria de Administração Penitenciária (Coape) afirma ainda que não foi notificada pelo diretor do CDP sobre os problemas com o esgoto. 
Uma portaria publicada ontem no Diário Oficial do Estado (DOE), assinada pelo promotor, instaurou um inquérito civil público para apurar a situação. Segundo João Batista, uma denúncia sobre os problemas de esgotamento do prédio, que está transbordando há meses, do acúmulo de lixo e de veículos apreendidos motivou a abertura do procedimento.
 
Além da Polícia, foram notificados o Tribunal de Justiça do Rio Grande do Norte e a Secretaria Estadual de Saúde para se reunirem e chegar uma solução para o problema.

O delegado Gustavo Santana, da diretoria administrativa da Polícia Civil, explica que os carros levados ao prédio da 9ª DP são aqueles apreendidos em ações policiais. Esses veículos, de acordo com ele, deveriam ser levados ao depósito judicial assim que os inquéritos são concluídos.
 
"Mas o poder judiciário alega que não há espaço no depósito e, por isso, os carros ficam nas delegacias por vários meses". Quanto à questão de lixo e esgoto, Gustavo Santana lembra que, no mesmo prédio, também se encontra um CDP. 
José Olímpio, da Coape, diz que ainda não foi informado oficialmente pelo diretor do CDP de Panatis, que funciona no mesmo prédio da 9ª DP, sobre a situação do esgoto.

"Quando recebermos algum ofício, poderemos então contratar uma empresa para fazer o esgotamento do local". Quanto ao acúmulo de lixo, ele afirma que é de responsabilidade da Companhia de Serviços Urbanos de Natal (Urbana).

Nenhum comentário:

Postar um comentário