domingo, 10 de junho de 2012

PETISTA SE ENVOLVE EM NOVO ESCÂNDALO

Brasília (AE) - Às vésperas do julgamento do mensalão, a Controladoria-Geral da União (CGU) descobriu novo esquema de desvio de recursos no Banco do Nordeste (BNB), entre o fim de 2009 e o início de 2011. A auditoria, feita pela CGU e pelo banco, detectou fraudes de R$ 100 milhões na liberação de crédito para investimentos e para a compra de carros e máquinas. Segundo reportagem da revista Época, os recursos foram creditados para empresários ligados ao PT do Ceará. A suspeita é que dez militantes do PT-CE estejam envolvidos no esquema ilegal.

Conforme a auditoria, a empresa dos cunhados do atual chefe de gabinete do BNB, Robério Gress do Vale, recebeu R$ 12 milhões. Ele foi o quarto maior doador, pessoa física, da campanha de 2010 do deputado José Guimarães (PT-CE), irmão do ex-presidente do PT José Genoino. Guimarães foi seu maior doador, na categoria pessoa física. Em seguida, vem José Alencar Sydrião Júnior, diretor do BNB e filiado ao PT. A terceira é do também petista Roberto Smith, ex-presidente do banco. O atual presidente do BNB, Jurandir Vieira Santiago, vem em 11º.

Guimarães, que hoje é coordenador da bancada nordestina em Brasília, se diz revoltado com as denúncias e nega qualquer tráfego de influência no BNB. Já Robério Gress do Vale, chefe de gabinete do presidente do BNB, diz que não passam por ele processos de concessão de crédito e que não tem nenhum envolvimento no caso. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário