quinta-feira, 7 de junho de 2012

MP ABRE INQUÉRITO PARA INVESTIGAR MORTE DE GESTANTE

Uma semana depois da morte de uma gestante durante a procura por atendimento em maternidade pública em Natal, o Ministério Público informou que abriu inquérito para investigar o caso.

Familiares afirmam que houve negligência no atendimento a Rosicleide Ribeiro Sousa dos Santos, 29, nas duas maternidades por onde ela passou nos dias 30 e 31 de maio. Segundo a família, a gestante realizou o pré-natal e tanto ela quanto o bebê estavam bem de saúde.

O MP-RN informou que a promotoria de Saúde já solicitou cópias dos atestados de óbito de mãe e filho ao SVO (Serviço de Verificação de Óbito), além dos prontuários médicos da gestante durante a permanência dela nas maternidades Januário Cicco e Unidade Mista Felipe Camarão para iniciar as investigações.

Grávida do quarto filho, Rosicleide procurou atendimento na Maternidade Escola Januário Cicco, mantida pela UFRN (Universidade Federal do Rio Grande do Norte), e especializada em atendimento a gestantes com parto de alto risco, na manhã do dia 30.

Os familiares contam que somente à tarde ela foi orientada a ir para casa porque ainda não estava em trabalho de parto. Rosicleide passou mal horas após ser liberada e, na madrugada do dia 31, retornou à maternidade Januário Cicco. No local, os familiares teriam sido informados de que, naquele momento, ela estava em trabalho de parto normal, mas que deveria ser transferida para outra maternidade especializada em atendimentos de baixo risco.
 
Pouco tempo depois de ser transferida para a Unidade Mista de Saúde Felipe Camarão, a gestante e o bebê morreram. O local não realiza partos cesáreos, apenas naturais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário