Fiscais da Qualidade do Instituto de Pesos e Medidas do Rio Grande do Norte - IPEM realizam, durante toda esta semana, a inspeção de recebimento nos 70 ônibus e 30 microônibus adquiridos pelo Governo do Estado do Rio Grande do Norte, através da Secretaria de Estado da Educação, para atender estudantes das cidades da zona rural no inicio do ano letivo 2012.O trabalho está sendo realizado no pátio do Centro Administrativo e estão sendo vistoriados 44 itens nos ônibus e microônibus que têm capacidade para transportar 59 e 25 alunos respectivamente.
"Com essa inspeção nos principais itens pretendemos oferecer um transporte de qualidade, seguro, eficiente e adequado aos alunos, já que eles são adaptados exclusivamente para o transporte escolar", explica o diretor geral do IPEM/RN, Carlson Gomes.
Os veículos são adaptados à zona rural e certificados pelo Inmetro, que elaborou com o Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação o conjunto de especificações técnicas de cada categoria. Os ônibus terão cor padronizada em todo o país (amarelo e preto).
Entre outras características, devem possuir suspensão do tipo metálica e mais alta que os veículos convencionais para circulação em terrenos acidentados; filtros de ar para o funcionamento do motor em estradas empoeiradas; e pneus de uso misto para uso em estradas de terra e asfalto e em trajetos de curtas e médias distâncias.
Aqueles com mecanismo de acessibilidade devem ter plataforma elevatória e espaço reservado para cadeiras de rodas, com o sistema de retenção das cadeiras para o transporte de alunos portadores de necessidades especiais.
"Tudo está sendo inspecionado minuciosamente para garantir toda a segurança necessária aos alunos de acordo com as exigências estabelecidas pelo Inmetro e a previsão é de que esse trabalho termine dentro de aproximadamente 15 dias", afirma o agente fiscalizador do IPEM, Evilson Dantas.
Com essa aquisição o Governo do Estado do Rio Grande do Norte está ampliando o Programa de Transporte Escolar do Rio Grande do Norte (PETERN).
Além dos veículos adquiridos pelo Governo do Estado, o Rio Grande do Norte também vai receber 50 ônibus do Ministério da Educação, por meio do Programa Caminho Escola, como uma forma de contra partida do Governo Federal.

A secretária adjunta da educação, Adriana Diniz, afirma que a ampliação do programa de transporte escolar no RN durante o ano letivo de 2012 será feita em parceria com as prefeituras e governo federal. A ideia é acrescentar paulatinamente esse tipo de transporte em todos os municípios do estado. Como aderiu ao programa de transporte escolar Caminho da Escola, do governo federal, o Rio Grande do Norte vai receber também 50 ônibus do Ministério da Educação, como uma forma de contra partida. Desses 50, 20 veículos já têm destinação definida: Angicos (1), Guamaré (3), Jardim de Angicos (1), Lagoa Salgada (2), Lajes Pintadas (1), São José do Campestre (2), Apodi (2), Doutor Severiano (2), Felipe Guerra (2), Santana do Mato (2) e São Paulo do Potengi (2). Os outros 30 serão enviados a outros municípios durante este ano.
Os ônibus e microônibus têm capacidade para transportar 59 e 25 alunos respectivamente. A secretaria espera que o investimento minimize os problemas enfrentados no decorrer de 2011, além de oferecer um sistema de transporte seguro e adequado os alunos. "Tivemos muita dificuldade ano passado, por isso queremos melhorar. E essa será uma das estratégias", afirmou Adriana Diniz.
Os veículos que vão integrar a frota do Programa de Transporte Escolar do Rio Grande do Norte (Petern) estão estacionados no pátio do Centro Administrativo, em Lagoa Nova, próximo ao Papódromo. O processo de regualarização dos veículos junto ao Detran está encaminhado e a expectativa é de que passem a atender a demanda no início do ano letivo previsto para o início de março.
Nenhum comentário:
Postar um comentário