quarta-feira, 11 de janeiro de 2012

MAURILIO PINTO DA NOTA 07 A SEGURANÇA PÚBLICA DO RN

O jornal O Vale do Apodi traz uma entrevista com o eterno Xerife, delegado aposentado da Polícia Civil, Maurílio Pinto de Medeiros.
E o Blog publica trechos das respostas de Maurílio, que se aposentou depois de ter marcado época na segurança pública do Rio Grande do Norte, e ter sido obrigado a se afastar após ter sofrido um AVC.
Eis algumas declarações de MP:
Aposentadoria
-Eu estou estranhando muito, não consegui me adaptar ainda. Como tenho minhas limitações, estou fazendo fisioterapia nas segundas, quartas e sextas e nos outros dias faço visitas à policiais antigos, já aposentados, amigos meus e também estou aproveitando pra ler. Estou lendo três livros simultaneamente – o “Rio Grade do Norte- Os notáveis dos 500 anos” de Jurandyr Navarro, “Um certo delegado de captura”, do comandante da polícia militar de Minas Gerais e “autopsia do medo” do jornalista Percival de Souza.
Em ação
-Mesmo aposentado eu continuo recebendo pessoas, inclusive vindas do interior, aqui em casa para me dar informações. Algumas até eu passei para a polícia e eles conseguiram fazer umas apreensões, mas nenhuma prisão. Mas eu sempre estou passando essas informações.
Segurança Pública
-Para a segurança pública eu dou nota 7. Não tô falando que a criminalidade e a violência diminuíram, mas o que vem sendo feito em relação ao combate ao crime, eu acredito que está nessa faixa de 7, 7e e meio. Essa é a minha opinião.
Dificuldades
-A principal é a falta de interesse de alguns policiais, tanto agentes, quanto escrivães e delegados, que são acomodados. Antigamente eles eram mais profissionais, eles tinham a vocação.
Problemas na Polícia Civil
-A falta de compromisso de alguns policiais, que recorrem ao apadrinhamento político, tiram licença médica para não trabalhar. Na verdade alguns policiais só trabalham onde lhe interessam, se colocar em um setor que interessa a ele, ele trabalha feito um bicho, mas se colocar numa delegacia de menor importância, ele não tem tanta dedicação, quando na verdade isso não deveria acontecer.
Delegados no interior
-Colocar esses novos policiais para atuar no interior foi um grande acerto, não tenho a menor dúvida, pois a meta é interiorizar a polícia Civil. E a gente vê a situação dificílima do interior, principalmente alguns delegados assumindo diversas delegacias, e os agentes e escrivães que nem tem no interior. Então existe realmente uma necessidade de interiorizar a polícia civil.
2011
-Apesar de uma greve longa, a polícia civil teve um saldo positivo com a realização de grandes operações, com certeza realizou a maior operação de sua história em número de prisões quando prendeu em um único dia 91 pessoas. Isso mostra que as ações coordenadas pelo delegado geral, estão no caminho certo. E o caminho certo é: investigar e encontrar os culpados e colocá-los na cadeia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário