domingo, 26 de fevereiro de 2012

PREDIO DO ANTIGO CINEMA DE SAO JOSE DEVERA SER TRANSFORMADO EM TEATRO

noticia

O antigo cinema funcionava em um prédio no centro da cidade, que está abandonado

A Prefeitura de São José de Mipibu iniciou entendimentos com o Centro Operário visando reaver o prédio onde funcionou o antigo cinema. O objetivo é transformar o local, hoje completamente abandonado, em Casa de Cultura com teatro. O vice-prefeito Arízio Fernandes esteve reunido com membros do Centro e visitou o local. A Assessoria Jurídica está estudando formas de, em comum acordo com os sócios, resolver o assunto. 

Em décadas passadas o prédio foi doado pela Prefeitura ao Centro Operário. Segundo os estatutos, quando o Centro não quisesse ou não pudesse mais manter o espaço, este retornaria ao município.

"O município, os artistas, a cultura local precisam de um espaço onde possa desenvolver sua arte. Um local como este, completamente abandonado, será de muita valia. Vamos envidar todos os esforços para reformar o prédio e dotá-lo de condições de uso", disse Arízio.

 


 

HISTÓRIA

O cinema de São José de Mipibu foi inaugurado na década de 40, quando um visionário e apaixonado pelas inovações tecnológicas além de incentivador da cultura chamado Mário Pessoa Guimarães, que residindo na cidade e sonhando vê-la próspera e inserida na mo-dernidade, trouxe os primeiros "artefatos" para montar uma sala de projeção de filmes. O local escolhido para isso foi o Teatro do Centro Artístico Operário, que passou a se chamar Cine Teatro Artístico Operário, ponto máximo da cultura da cidade nessa época. Em seguida, passou a ser denominado de Cine Barão de Mipibu. O cinema faliu pouco tempo depois e só renasceria uma década depois com Décio Pereira da Silva, denominado de Cine São José.

Nenhum comentário:

Postar um comentário