domingo, 22 de abril de 2012

CANTEIROS DA CIDADE RECEBEM PLANTIO DE ÁRVORES NATIVAS

A Secretaria de Meio Ambiente e Urbanismo (Semurb), em parceria com a ONG - Horto Florestal Parque do Pitimbu, realizou nesta sexta feira, 20 de abril, plantios de árvores nativas nos canteiros da av. Prudente de Morais e da rua Régulo Tinoco com Ernani da Silveira e Av. Walfredo Gurgel com objetivo de aumentar a camada verde da cidade.

Para a bióloga da Semurb, Ana Cristiana Advíncula os plantios visam promover um aumento da qualidade ambiental da cidade assim como sensibilizar a população para a “responsabilidade cidadã a proteção e restauração do meio ambiente”, diz ela. Do ponto de vista biológico, as árvores urbanas conferem a manutenção das populações animais que vivem nas áreas urbanas, fornecendo abrigo e alimento.

Ela diz que são inquestionáveis os inúmeros benefícios gerados pela arborização para as populações urbanas, pois as árvores executam variadas funções que diminuem os efeitos nocivos causados pela degradação da qualidade ambiental.

Dentre os efeitos ela destaca: a evapotranspiração (aumentando a umidade do ar); retenção de material particulado em suspensão e captura de CO2 (reduzindo a poluição atmosférica e seqüestrando carbono); absorção de raios solares (conferindo estabilização micro-climática e reduzindo ilhas de calor); promoção de sombreamento (amenizando a sensação térmica de calor), entre outros.

No campo inerente à natureza humana, as árvores trazem conforto psico-social, favorecendo práticas de recreação e lazer, promovendo uma maior integração com a natureza e podendo ainda ser utilizada como estratégia para o aumento da biodiversidade, através do plantio de espécies nativas.

A construção de um espaço urbano mais sustentável através do plantio de espécies nativas deve considerar as diversas realidades encontradas. Desta forma a arborização urbana obriga-se a um planejamento que contemple diretrizes, objetivos e metas alcançáveis, de duração continuada para que se atinja uma melhor percepção do ambiente, pois a simples presença de árvores nestes locais terá uma importância inquestionável, tanto educacional e ambiental quanto paisagística, agregando valores estéticos à qualidade destes espaços.

Para alcançar resultados satisfatórios é essencial o envolvimento da comunidade diretamente afetada. Portanto, a participação destes atores é imperiosa frente ao desafio de mudança de atitudes, de comportamentos e de posturas contrárias ao plantio de árvores.

A ação foi feita sob a orientação dos Setores de Arborização, Manejo Ambiental, Educação Ambiental e Departamento de Conservação e Recuperação Ambiental da Secretaria Adjunta de Gestão Ambiental da Semurb.

Nenhum comentário:

Postar um comentário